Categoria: Artigos
Data: 26/04/2024
NOSSA HISTÓRIA!

A Congregação Presbiteriana Cidade Universitária é a filha caçula da histórica Igreja Presbiteriana da Bahia e tem como parceiros o PMC - Plano Missionário Cooperativo da IPB, a Hebrom Assek e a Cru – uma Cruzada Evangelística Estudantil, que se ocupa com o acolhimento e evangelização de estudantes universitários.

Sua recente história teve início em 15 de janeiro de 2022 com um culto público e solene, cujo pregador foi o celebrado Rev. Edesio Chequer, que por dois mandatos ocupou a cadeira de presidente do supremo concílio da IPB, e hoje desfruta dos benefícios de sua justificação pela fé somente, estando na presença do Seu Redentor, o Senhor Jesus, na Cidade Celestial.

Plantada no bairro do cabula, na avenida Silveira Martins 3017 – no entorno da UNEB – Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade Baiana de Medicina, a Cidade Universitária, tem como objetivo obedecer a grande comissão (Mc. 16:15) e promover a glória de Cristo (Rm. 11:36) por meio da salvação dos eleitos e edificação da Igreja. 

Faz parte de sua missão, tornar-se um polo para o estabelecimento de outros núcleos de evangelização e discipulado em ambientes acadêmicos, especificamente em universidades e faculdades de Salvador, buscando assistir estudantes universitários oriundos do interior e de outros Estados da Federação.

É também parte de sua missão, abrigar temporariamente estudantes universitários procedentes do interior do Estado e de outros Estados, dando-lhes apoio e abrigo em uma estrutura preparada e equipada com esta finalidade.

O projeto da Congregação Presbiteriana Cidade Universitária, acolhido inicialmente pelo Rev. Lutero da Rocha, pastor efetivo da Igreja Presbiteriana da Bahia por ocasião das celebrações dos cultos dos 150 anos da IPBa, contou inicialmente com um grupo de dezesseis pessoas e conta hoje entre membros e congregados com cerca de cinquenta irmãos (as) que constituem a força de trabalho desta incipiente agência dos céus.

Ao longo de sua curta e frutífera história, a congregação tem encarado desafios e colhido frutos de sua disposição em promover a gloria de Cristo, o Seu Redentor.

No início de sua história, ainda no primeiro ano, o espaço reservado para o culto tornou-se insuficiente, exigindo investimento e mudança para o piso superior do imóvel alugado, que foi preparado meticulosamente em duas etapas e adaptado gerando maior conforto para a continuidade e ampliação das frentes de trabalho.

Neste curto período de sua história, algumas frentes de trabalhos foram criadas – Mesa administrativa composta pelos presbíteros: Enio de Hungria, Hiran Rios, Manoel Marcos, Vitor Andrade e o diácono Felipe Oliveira - SEMEAR – Teatro de Fantoches – UPA (União Presbiteriana de Adolescentes) – UMP (União de Mocidade Presbiteriana) – Sextou com o Redentor, o podcast da Cidade Universitária – Projeto sons da primavera, a partir do grupo de louvor da congregação – equipe de mídia, responsável pela transmissão dos cultos e outros eventos – os “acampamentos de primavera”, que ocorreram no segundo semestre desses dois anos, futebol em campo society na segunda feira a noite no bairro do saboeiro que fica bem próximo a congregação, além das redes sociais, uma das principais fontes de trabalho. Nesses últimos meses foi estabelecida a Escola de Música – Cidade da Música – cujo professor e coordenador é o pb. Enio de Hungria, graduado em música pela UFBA – Universidade Federal da Bahia e coordenador da área de música da Cidade Universitária.

Neste período não tem faltado comunhão e estreitamento de relações, nossos cultos dominicais são encerrados sob a expectativa da continuidade de comunhão através de um lanche no nosso “cantinho do café”, estabelecido com a finalidade de congraçamento e estreitamento de laços afetivos. Há também em todo primeiro domingo do mês, nosso almoço comunitário, que tem sido fonte de benção e comunhão.

Nossas reuniões semanais, tem ocorrido virtualmente, sempre às 20:00 hs através da plataforma google meet, sendo – terça-feira nossa reunião de oração e quinta o estudo das Escrituras, sempre com método de exposição das Escrituras. Aos domingos temos às 10:00 hs nossa Escola Dominical com classes de crianças, adolescentes e de adultos e a noite às 18:00 hs o culto público e solene de adoração ao Senhor.

Estamos no início de um novo ano, e com ele novos projetos e desafios estão às portas. Estreamos em março de 2024 o Studio de Podcast da Cidade Universitária, e o início das aulas do Projeto SEMEAR: Cidade da Música – uma escola de música que funciona em nossas dependências.

De fato, nossa história revela o quanto Deus tem sido bondoso e misericordioso, ainda pesa sobre nós a responsabilidade da gestão dos recursos financeiros, cujo crescimento no último ano foi extraordinário.

Nosso projeto inicial está mantido, o de sermos a igreja pioneira no Brasil com residência estudantil, e apoio por meio de capelania pastoral aos estudantes. É verdade que ainda há muitos desafios a serem superados e tramites a serem percorridos. É nosso desejo criar um instituto missiológico reformado, cujos objetivos são de aperfeiçoar os crentes (Ef. 4: 12) concedendo-lhes conhecimento teológico com vistas ao trabalho missionário e preparar professores para o Departamento Infantil, cuja formação tenha ênfase na fé reformada e cujo material a ser utilizado tenha excelência de conteúdo. Desejamos aperfeiçoar o trabalho virtual, cujas metas envolvem a criação deste site.

Desejamos conservar o sonho de adquirir um imóvel, para atender as necessidades e expectativas da criação de residência estudantil para rapazes e moças, tendo estruturas independentes com cozinhas, banheiros, área de serviços, espaço para estudo e refeitório, além de espaço para edificação de residência permanente para o obreiro que será responsável pelo cuidado dos estudantes.

O que vimos até aqui nos confere a certeza de que o êxito do projeto e execução dos sonhos não depende em última instância de nós, nem de nossa capacidade, já que nada temos e podemos, diante de desafios tão grandes.

Como no passado, nós também estamos estribados na certeza de que “a boa mão do Senhor será conosco” (Ne. 2;8), e certos da riqueza da Sua maravilhosa graça, caminharemos nos propósitos do Eterno e Bondoso Deus, cuja providência está para além do nosso imaginário coletivo.

Portanto, mesmo embrionária em sua história, incipiente em sua missão, a Presbiteriana Cidade Universitária de Salvador/Ba., sabe muito bem onde deseja chegar, e o que é necessário fazer para conservar sua identidade e razão de existir. 

Rev. Adilson Lordêlo

  




Autor:   |   Visualizações: 9 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário